Logo Insania
Olá!
Entre ou registe-se
PT
EN
ES
FR

LEI N.º 93/2021: O QUE MUDA NA PROTEÇÃO DOS COLABORADORES DENUNCIANTES?

Entrada em vigor de nova lei

LEI N.º 93/2021: O QUE MUDA NA PROTEÇÃO DOS COLABORADORES DENUNCIANTES?

Foi publicada, no passado dia 20 de dezembro, a Lei n.º 93/2021 que versa sobre o regime geral de proteção dos denunciantes de infrações. Este diploma transpõe para o ordenamento jurídico português a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União.

Estes diplomas surgem em resposta aos recentes casos mediáticos, como o Panama Papers, Pandora Papers e Cambridge Analytica, que evidenciaram o papel determinante dos denunciantes na descoberta da verdade e no combate à corrupção.

Com a entrada em vigor da nova Lei pretende-se proteger indivíduos que, no âmbito da sua atividade profissional, tenham acesso privilegiado a informações sobre eventuais práticas desleais e ilícitas e as denunciem.

Para o efeito, impõe-se que as empresas abrangidas pelo diploma promovam um canal específico para receber eventuais denúncias e procedam ao seu correto tratamento. Prevê-se ainda a existência de canais externos, promovidos pelas autoridades competentes, e, ainda, a possibilidade de se efetuar a denúncia através de divulgação pública (último recurso disponível).

As instituições financeiras encontram-se no âmbito de aplicação da nova Lei, pelo que se encontram obrigadas a apresentar um canal de denúncias interno, acessível aos colaboradores. Relaciona-se com esta obrigação, o dever adstrito às instituições financeiras de minimizar o risco reputacional e o impacto da ocorrência de uma infração.

Devem, assim, respeitar os preceitos legais e constituir ferramentas efetivas e adequadas à sua atividade e dimensão para evitar infrações, estando sujeitas à aplicação de coimas e de sanções acessórias em caso de incumprimento.

De notar, e apesar das novas funcionalidades serem adequadas à dimensão das empresas, importa ressalvar que comportam custos para as instituições, mais visíveis na esfera das de menor dimensão, como é o caso da Eupago.

Não obstante, com estas novas medidas, prevê-se uma proteção do direito de investigação, ao privilegiar os canais internos ao invés dos canais de denúncia externa e da divulgação pública.

Cumulativamente, o sistema financeiro torna-se mais transparente, com a garantia de medidas de confidencialidade, tratamento de dados pessoais, conservação de denúncias e de proteção e medidas de apoio do denunciante contra eventuais retaliações.

Esta Lei configura uma evolução positiva do regime jurídico português com a imposição de regras uniformes no sistema e a consagração do papel fulcral dos colaboradores denunciantes no combate à corrupção.

Será este novo diploma o início da construção do regime jurídico português de delação premiada?

Artigo de Teresa Caldeira – Legal & Compliance Officer na Eupago | Mestre em Direito das Empresas 

14/11/2022
Compre no Insania

Compre no insania

Valorizamos a proximidade com os nossos clientes.

Pagamentos seguros

Pagamentos seguros Pague por Multibanco, MB WAY ou PayPal!
Envios grátis 24h

Envios grátis 24h*

Encomende por telefone (Custo de 0,13€ /min+IVA a partir de móvel e 0,09€ /min+IVA a partir de telefones fixos)
Garantimos stock real

Garantimos stock real

Todos os produtos disponíveis para entrega!

Siga-nos nas redes sociais

Faça download da App Insania

Download App

Fique a par de todas as novidades e promoções que o Insania tem reservadas para si.

Subscreva a nossa newsletter
Intelidus, Lda
Rua de Camões, 697
4000 - 148 Porto
NIF: PT505 194 031
T: (+351) 21 145 15 15 / (+351) 22 206 15 91 (Chamada para a rede fixa nacional)
F: (+351) 22 206 15 99
Todos os preços incluem IVA à taxa em vigor, para mais informações consulte a nossa página de Ajuda e Avisos Legais. O uso indevido dos objectos comercializados pelo Insania.com é da inteira responsabilidade do utilizador. Os artigos comercializados destinam-se ao entretenimento, práticas desportivas ou outras.

Insania.com é membro da ACEPI - Associação do Comércio Electrónico e Publicidade Interactiva em Portugal.

© Criado em 2010-2024 por Intelidus. Todos os direitos reservados.