A fintech portuguesa Eupago acaba de iniciar oficialmente as suas operações em Espanha, após a obtenção da licença concedida pelo Banco de Espanha, mercado onde ambiciona alcançar um volume de transações anuais de mil milhões de euros até 2027, tornando-se um dos três maiores operadores do mercado espanhol no segmento dos pagamentos eletrónicos.
Com presença informal em Espanha desde 2019, a Eupago tem apoiado cerca de 500 empresas espanholas em setores como moda, lazer e eletrónica através das suas operações em Portugal.
Agora, com a licença do Banco de Espanha, a Eupago entra numa nova fase de expansão para alavancar o comércio eletrónico entre os dois países e posicionar-se como referência no mercado de pagamentos digitais.
“Esta licença permite-nos reforçar o apoio às PME espanholas, potenciando o comércio transfronteiriço e aproveitando as sinergias naturais entre Portugal e Espanha”, afirma Telmo Santos, fundador e co-CEO da Eupago, assegurando que “queremos replicar o modelo de proximidade e inovação que já demonstrou sucesso em Portugal e investir num mercado com forte potencial de crescimento.”
SOLUÇÕES DE PAGAMENTO PERSONALIZADAS PARA ESPANHA
A estratégia da Eupago inclui a adaptação da sua oferta de soluções de pagamento aos métodos preferidos dos consumidores espanhóis, como o cartão de crédito e o Bizum, um sistema popular semelhante ao MB Way.
Segundo Telmo Santos, “a missão da Eupago é oferecer soluções práticas e inovadoras onde já existe negócio, dirigindo-se especialmente às necessidades das PME, foco este que contrasta com os grandes operadores de mercado, frequentemente mais voltados para médias e grandes empresas.”
À frente das operações em Espanha está João Bacalhau, ex-CEO da Pagaqui, que pretende consolidar a presença da Eupago no mercado espanhol e reforçar as ligações entre os dois países.
“Esta entrada em Espanha marca uma fase de maturidade para a Eupago e com esta expansão, estamos preparados para apoiar as pequenas e médias empresas espanholas com soluções de pagamento eficazes e personalizadas”, afirma João Bacalhau.
Com formação em Economia pela Universidade Católica Portuguesa e um Mestrado em Gestão Internacional pela Universidade Nova de Lisboa, Bacalhau traz consigo uma experiência diversificada no setor, tendo desempenhado funções no Jerónimo Martins e na SaltPay (agora Teya), onde esteve diretamente envolvido nos programas IVAucher e o AutoVoucher.
No entanto, foi na PAGAQUI que se destacou: depois de ter entrado na empresa como Product Owner, foi convidado a liderar a PAGAQUI, cargo que ocupou nos últimos dois anos, e onde ajudou a empresa num processo de estabilização e a preparou para a sua aquisição pela Eupago. É neste novo contexto que é convidado para liderar a expansão da Eupago para Espanha.
CRESCIMENTO SÓLIDO EM PORTUGAL E ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
Paralelamente à expansão em Espanha, a Eupago continua a consolidar-se em Portugal, onde projeta um crescimento de 40% na faturação para 2024, passando dos 15 para os 21 milhões de euros.
A empresa conta atualmente com mais de 22 mil clientes ativos e vê o MB Way ultrapassar em 65% as referências Multibanco no e-commerce nacional, facilitando as compras online para os consumidores portugueses.
A fintech apostou também no crescimento do mercado offline em Portugal, através do reforço da sua rede de terminais de pagamento automático (TPA) e da expansão dos serviços de proximidade com a aquisição da rede Pagaqui no início deste ano.